Libertando o dragão da inflação
Título: Libertando o dragão da inflação (10/2012).
É sabido da boa parte da população que a inflação é uma das referências para observação de preços em vários segmentos de mercado. Produtos e serviços são postos no mesmo patamar.
Porém a inflação na verdade mede o poder de compra da população e/ou a queda do valor de mercado no período de um mês ou de um período de doze meses.
O ‘dragão da inflação’, de acordo com o artigo lido, nada mais é do que um controle continuado para que não haja uma desvalorização do poder de compra. Trocando em miúdos, uma alta exagerada dos preços de bens de consumo e de serviços. Durante os últimos 20 anos este ‘adestramento’ foi executado com muito sacrifício e, continua sendo um trabalho muito complicado. Já que a economia de um país também é influenciada por fatores que ocorrem em outros países, além do que ocorre dentro da própria nação.
Setores como o de bioenergia e serviços, tem alavancado as geração de riquezas do país. Mas na contramão, o aumento de salários, a contratação de mão de obra especializada, mais a carga tributária dão o contraponto de tudo isso, gerando um valor de marcado maior. O que consequentemente eleva a inflação.
Em nosso país, acredito que, para manter a economia ativa torna-se bastante complicado. Mas com a manutenção de uma taxa de inflação de até 4% é aceitável. Pois a recuperação salarial, mais a valorização cambial são fundamentais para este ambiente.
O crescimento do país é visível. E em breve, passaremos de alunos a mestres neste quesito. Porquê temos áreas para serem devidamente usadas e a população produtiva vem crescendo nos últimos anos.
Fonte: