Libertadores Da Am Rica
A Copa Libertadores da América é a mais importante competição de clubes de futebol da América do Sul, e sua história é longa e notável. Em toda a história do torneio, 22 equipes de sete países já venceram essa competição.
A primeira edição de uma competição continental de clubes, o Campeonato Sul-Americano de Campeões, foi realizado em 1948, concorreu com os campeões da primeira divisão do ano anterior de todos os países membros da CONMEBOL. Foi realizada em Santiago no Chile, e foi vencida por um campeão brasileiro, O Clube de Regatas Vasco da Gama (CRVG Clube de Vasco da Gama). Este torneio é considerado pela CONMEBOL como a precursora da Copa Libertadores da América entretanto, não foi realizada novamente no ano seguinte.
Finalmente, em 1958, o concurso foi chamado de Copa Libertadores da América, a fim de dar homenagem aos libertadores na história da América do Sul, e foi jogado pela primeira vez em 1960
1960 a 1961 - Primeiro sucesso do Peñarol
A primeira sessão do torneio foi realizada em 1960 com sete equipes participantes. Um dos campeões, o Peñarol derrotou o Olimpia e foi coroado campeão da competição.
No próximo ano, nove equipes foram os concorrentes de Peñarol que foi suficientemente forte para defender o seu título. O time uruguaio ainda enfrentou novamente o Olímpia do Paraguai nas semifinais desta vez, criando uma das primeiras rivalidades na Copa Libertadores na história. 1 No final, Peñarol derrotou o Palmeiras.
1962 a 1963 - O desafio do Santos
Durante os primeiros anos, Peñarol foi dominando o futebol sul-americano, e conseguiu chegar à final para o terceiro ano consecutivo, quando eles enfrentaram os campeões brasileiros, o Santos. Nessa altura, Santos foi conduzido pelo lendário Pelé e derrotou o Peñarol em um play-off e ganhou o seu primeiro título.
Santos, com Pelé e outros grandes jogadores de futebol como o Coutinho, venceu o torneio de novo no próximo ano derrotando Boca Juniors. Nos primeiros anos, era mais