Liberdade
PSICOLOGIA-ENGENHARIA CIVIL
LIBERDADE
.
CORONEL FABRICIANO
1º Sem de 2012
ANA LAURA ASSUNÇÃO SILVA
ANA CAROLINA SILVA FERREIRA DE OLIVEIRA
ERLON DOS REIS RANDOW
LIBERDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia e Engenharia Civil do UNILESTEMG, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Filosofia.
Profª. Sônia Maia Teles Xavier.
CORONEL FABRICIANO
1º Sem de 2012
INTRODUÇÃO
O dicionário Aurélio define liberdade como sendo” faculdade de cada um decidir ou agir sendo a própria determinação”. Podemos ver a liberdade através de várias perspectivas, como da filosofia, bíblica, entre outros.
A partir das dificuldades observadas no texto estudado de se conceituar liberdade, as ciências sociais e humanas colocaram o termo no plural, “liberdades” ao ideal absoluto, considerando a liberdade como uma soma de “liberdades” (políticas, de opinião, de religião, etc), permitindo um avanço na reflexão para uma faculdade de extrema importância na vida de cada um e da sociedade.
Em nossos estudos colocaremos uma relação entre o conceito de liberdade humana na visão mítica e na visão da psicologia comportamental de Watson e Skinner. Será explanada a questão do determinismo na liberdade do homem e será posta a questão do homem livre ou determinado, apontando a liberdade incondicional e a liberdade situada.
Examinaremos a estrutura do homem a partir da referência do homem enquanto ser livre, através dos aspectos empíricos, pessoal e aperceptivo e finalizando, analisaremos a dimensão social da liberdade.
DESENVOLVIMENTO
1-A liberdade e o determinismo
A liberdade para a mitologia pode ser