Liberdade e Igualdade - Bobbio
Biografia e contexto histórico
Norberto Bobbio nasce em 18/10/1909, Turim, Itália, e morre dia 9/01/ 2004, também em Turim, Itália. Formou-se em filosofia e em direito (1931), foi professor universitário (Turim, Paris, Buenos Aires, Madri e Bolonha) e jornalista - e um apaixonado pela teoria política e pelos direitos individuais.
Embora nunca tenha concorrido a cargos na política de seu país, Bobbio teve suas obras e pensamentos como fator influente, presente e participante da política. Bobbio foi – e continua sendo- um ponto de referência no debate intelectual e político de seu tempo. Defensor da democracia e autor de mais de vinte obras, foi nomeado senador vitalício pelo presidente italiano Sandro Pertini, em 1984.
Sua vasta obra estuda a filosofia do direito, a ética, a filosofia política e a história das ideias. Bobbio acreditava que a democracia precisa de cidadãos comprometidos com o combate a todo tipo de preconceito e com a prática diária da tolerância. Também, A ética é apontada pelo intelectual italiano como um requisito indispensável para uma saudável relação entre a moral e a política.
Vivido na Itália dos anos 1940, mergulhada na Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945), Bobbio fez parte do movimento da Resistência: ligou-se a grupos liberais e socialistas que combatiam a ditadura do fascismo. Por suas ideias, o filósofo foi preso duas vezes, em 1942 e em 1944. Nesse intervalo entre as duas prisões, casou-se com Valeria Cova. O casal teve três filhos e viveu junto por quase 60 anos.
Distinção entre os termos Liberdade e Igualdade
Deve-se fazer uma distinção muito grande entre os dois termos.
Igualdade é o termo usado para o aspecto social, do coletivo. Quando referimo-nos a igualdade, estamos dizendo que uma sociedade é igualitária, e são valores a serem conquistados por uma população. É pra ser conquistada pela sociedade.
Liberdade trata de indivíduo. Quando nos referimos a liberdade estamos