Liberdade e Autonomia
TRABALHO DE FILOSOFIA
Autonomia e Liberdade
Leonardo Figueiredo Oliveira
2ºEM – A
10/04
Indice
Relacionar liberdade a solidariedade
Relacionar ética e moral
Questionar a realidade social e planejar as ações de intervenção solidária
Identificar diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosoficas
Liberdade a Solidariedade
A liberdade é o valor/direito humano mais inegável e determinante para o exercício da cidadania. Sem ela não pode ser-se solidário a tempo inteiro? Creio que o sentimento (solidariedade) é uma espécie de variável independente, logo, influencia e não é influenciado. No entanto, as suas manifestações concretas podem ser restringidas por carência de liberdade.
A solidariedade é o gerador a liberdade? Diria: não só, mas também. Basta pensar quanto o unir de mãos, aqui mesmo na nossa terra e no planeta Terra foi vector orientador na senda da liberdade.
Moral e Ética
Existe uma grande confusão na compreensão do significado de Ética e Moral. A confusão se instaura pela ênfase na busca das diferenças e não das semelhanças, pela busca de uma definição de cada um dos termos e pela diferenciação nem sempre feita entre o significado dos termos e a distinção temática.
Primeiro gostaria de chamar a atenção para a sinonímia dos termos ética e moral quanto à morfologia. A diferença radical está na origem grega e latina dos dois termos. Ética deriva do grego Ethos e significa ciência dos costumes. Moral deriva do radical latino Mos, significando a mesma coisa que Ethos. Portanto, em termos etimológicos não há diferença entre os dois, são sinônimos. Segundo, há uma distinção possível entre ética e moral, a temática. Tudo indica ser esta a raiz da confusão. Surge com a leitura nem sempre correta dos escritos dos filósofos do século XVIII, Kant e Hegel. Esta interpretação dos idealistas alemães diz que a Ética é a ciência dos costumes na sociedade,