Liberdade pessoal em democracia
De acordo com o que viveu até ao momento, transmita e desenvolva a sua opinião sobre o conceito e as vivências que proporciona a liberdade pessoal em democracia.
A palavra Liberdade significa independência. A liberdade humana reside em se poder dizer sim ou não, quero ou não quero. Há sempre mais que uma alternativa. A palavra Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleito, forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencial ou parlamentar, republicano ou monárquico.
Um cidadão teoricamente atinge a sua liberdade, maioridade aos dezoito anos, o que não significava que antes disso não possa tomar as suas próprias decisões. A diferença é que antes dos dezoito anos a responsabilidade é imputada a terceiros (responsáveis pelo menor), quando atingem a maioridade as consequências dos seus atos são da responsabilidade do próprio.
Qualquer individuo ao completar dezoito anos passa a ser um cidadão na plenitude dos seus direitos.
Votar é um direito e também um dever cívico.
Votar significa contribuir ativamente para a eleição dos representantes do nosso país.
Em Portugal temos as seguintes eleições:
- ao nível autárquico (Presidente da Câmara Municipal)
- ao nível do Governo - Eleições legislativas ( 1º Ministro)
- eleição do representante do país - Eleições Presidenciais (Presidente da República).
Imagem de um cidadão a exercer o seu direito de voto
O recenseamento eleitoral é importante para que cada um possa execer o seu direito de voto e futuro da nação.
Todos os cidadãos portugueses, residentes no território nacional, com dezassete anos, tem obrigatoriamente de estar recenseados, mesmo só podendo exercer o seu direito aos dezoito anos.
Eu, pessoalmente, faço questão de exercer sempre os meus direitos, assim como os meus deveres, pagamentos de impostos, entrega de IRS,