Liberdade para Aristóteles
A liberdade por si só significa um conjunto de ideias relacionadas a forma de agir e pensar do ser humano, que tornam um indivíduo livre, sem prejudicar o próximo, isto é, um ser livre é aquele capaz de tomar suas próprias decisões (livre arbítrio), expor suas ideias e crenças, sem que estas sejam vedadas (liberdade de expressão), ser que não é submisso a nada, nem ninguém.
Liberdade é, basicamente, a independência do homem, sua vida sem restrições, sua autonomia a toda prova, entretanto, é um conceito utópico, pois a existência do conceito é questionável, já que, por exemplo, toda e qualquer sociedade, que o ser humano tem conhecimento, está fortemente ligada a submissão, censura, leis e regras. Isso é evidente ao longo da história da humanidade, o homem sempre esteve a mercê de algo maior, seja em que época fosse, podemos tomar como um dos exemplos da idade média, a religião, que restringia de maneira onipotente a vida de cada cidadão. A necessidade e a contingência são, até os dias de hoje, os dois principais fatores, que fazem com que a liberdade seja questionada. O conceito que já foi e sempre será motivo de revolução, pode ser apenas um estado de espírito, apenas um sentimento individual ou até, algo que não pode ser alcançado e sim,sóimaginado. O mundo é feito de fatos, de realidade, de casos, acasos e necessidades, já a liberdade é decisão racional, ou seja, como pode-se ser livre em um mundo em que o curso das coisas e da vida, já está fixado? Como pode-se ser livre se a realidade é imprevisível e mutável? Como pode haver liberdade, se a humanidade é inserida na realidade da vida e incapaz de interferir sobre ela?
O conceito que já foi e sempre será motivo de revolução, pode ser apenas um estado de espírito, apenas um sentimento individual ou até, algo que não pode ser alcançado e sim, só imaginado.
Aristóteles
O filosofo Aristóteles foi o primeiro a expor a grande teoria filosófica da liberdade em sua obra “Ética