liberdade na filosofia
1: Introdução
O conceito de liberdade:
Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio (religiosamente), de acordo com a própria vontade, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão.
O conceito de liberdade segundo a Filosofia:
Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A liberdade é um conceito utópico, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não. Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade, como Sartre, Descartes, Kant, Marx, Aristóteles, Rousseau e outros.
Liberdade segundo Aristóteles:
Para Aristóteles, a liberdade é um ato de autodeterminação (ação deliberada) com o qual o homem dá a si mesmo os motivos e os fins de sua ação, sem ser constrangido ou forçado por ninguém.
Na Ética a Nicômaco (obra em que Aristóteles apresenta a primeira grande teoria filosófica da liberdade), Aristóteles define o ato voluntário como princípio de si mesmo. Portanto, para esse filósofo, tanto a virtude quanto o vício dependem da vontade do indivíduo. Para este pensador a liberdade só era possível aos homens livres, ficando de fora as mulheres e os escravos.
Liberdade segundo Sartre:
No entender de Sartre, estamos "condenados à liberdade"; não há limite para nossa liberdade, exceto o de que "não somos livres para deixarmos de sermos livres." Porque não há nenhum Deus e, portanto não há qualquer plano divino que determine o que deve acontecer, não há nenhum determinismo. O homem é livre. Nada a força a fazer o que faz. "Nós estamos sozinhos, sem desculpas." O homem não pode desculpar sua ação dizendo que está forçado por circunstâncias ou movido pela paixão ou determinado de alguma maneira a fazer o que faz.
Liberdade segundo Marx:
Para Marx, o