LIBERDADE LIBERDADE ABRA AS ASAS SOBRE NÓS (filosofia-liberdade)
UM DOS PRIMEIROS FILÓSOFOS A ACLARAR O CONCEITO DE LIBERDADE FOI SÓCRATES. UM DE SEUS MAIORES LEGADOS SE REFERE À FRASE: “CONHECETE A TI MESMO”. PARA O FILÓSOFO, O HOMEM LIVRE É AQUELE QUE CONSEGUE DOMINAR SEUS PENSAMENTOS, A SI PRÓPRIO. E A ESCRAVIDÃO É MARCADA PELO FATO DO HOMEM DEIXAR QUE AS PAIXÕES O CONTROLE. E A PALAVRA CHAVE PARA A LIBERDADE É AUTODOMÍNIO (MARILENA CHAUI, EM 1995) DISCÍPULO DE SÓCRATES, PLATÃO ESTABELECEU IGUALMENTE SEU PARECER A RESPEITO DA LIBERDADE.
IMPORTANTE CITAR QUE PARA PLATÃO, A MENTE/ALMA DO HOMEM É A PARTE PURA, A PARTE RACIONAL DO SER HUMANO E SEU CORPO/CARNE É A PARTE INFESTADA PELAS VICISSITUDES TERRESTRES. PORTANTO, A MORTE TERIA COMO CONCEQUENCIA A LIBERTAÇÃO DA ALMA. A PARTIR DESSE PENSAMENTO OBSERVA-SE QUE PLATÃO ENTENDE POR LIBEDADE A OPÇÃO DE CADA INDIVÍDUO VIVER NA VIRTUDE. EM PLATÃO, PODEMOS PERCEBER QUE A LIBERDADE INDIVIDUAL É CAPAZ DE ATRIBUIR MÉRITO OU DEMÉTRIO, SGUNDO OS ATOS REALIZADOS PELO PRÓPRIO INDIVÍDUO, SENDO QUE AS LEIS SÃO O PESO UTILIZADO PARA DENOMINAR MÉRITO OU NÃO.
COMPARANDO O IDEAL DE LIBERDADE DA ANTIGUIDADE E DA IDADE MÉDIA COM O PENSAMENTO MODERNO, PODEMOS VER O QUANTO DECAÍMOS. O DETERMINISMO ABSOLUTO NEGA A LIBERDADE E RESPONSÁBILIDADE DOS HOMENS DAQUELA ÉPOCA, A VONTADE É LIVRE E PODEMOS OU NÃO AGIR DE DETERMINADO MODO.
VALE LEMBRAR QUE NADA MELHOR QUE A ALEGORIA DA CAVERNA E A MÚSICA METAMORFOSE AMBULANTE PARA FAZERMOS UMA ANALOGIA AO CONCEITO DE LIBERDADE, POIS, ENQUANTO O CARA DO MITO DA CAVERNA APÓS SE LIBERTAR, PRESENCIA UM MUNDO TOTALMENTE DIFERENTE LÁ FORA, VÊ QUE SEUS COMPANHEIROS VIVEM NA ILUSÃO E VOLTA A CAVERNA PARA MOSTRAR A VERDARDE AOS COMPANHEIROS QUE NÃO ACREDITAM, POIS, ESTÃO CONFORMADOS, VIVE UMA VIDA MONÓTONA E NÃO ATINGEM A METAMORFOSE DA REALIDADE. É ISSO O QUE ACONTECE COM OS INFELIZES QUE VIVEM NA CAVERNA; NÃO HÁ UMA METAMORFOSE DE PENSAMENTO, DIFERENTEMENTE DA MÚSICA DE RAUL SEIXAS QUE CONSTANTEMENTE MUDA DE OPINIÃO.
E