Liberdade - Karl Marx
- Quem foi Karl Marx?
Karl Heinrich Marx (1818-1883) foi o fundador da doutrina comunista moderna, grande intelectual e revolucionário alemão que atuou em diversos campos do conhecimento.
Seu pensamento influenciou e ainda influencia diversas áreas, tais como Filosofia, Geografia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política, Antropologia, Biologia, Psicologia, Economia, Teologia, Comunicação, Administração, Turismo, Design, Arquitetura, entre outras.
Em 2005, Karl Marx foi eleito o maior filósofo de todos os tempos por uma rádio da rede britânica BBC.
- Qual é a concepção de Liberdade de Marx?
Karl Marx entende por liberdade humana a criação das pessoas de circunstâncias em que elas possam exercer suas faculdades, sentidos e aptidões sejam eles artísticos, sensórios ou teóricos. Marx critica as concepções de liberdade metafísica, pois, para ele, e liberdade está diretamente associada com aquilo que é material. Esse pensamento pode ser encontrado em seus livros Manuscritos Econômico-filosóficos e A Ideologia Alemã.
Já que, no pensamento de Karl Marx, o mundo material está intimamente ligado à manifestação da liberdade e à prática da mesma pelos indivíduos, não existe liberdade sem o mundo material. Quando existem as condições materiais para que a sociedade desenvolva em conjunto a prática de sua liberdade, suas circunstâncias objetivas são transformadas de modo a criar o mundo objetivo de suas faculdades, sentidos e aptidões. Ou seja, a liberdade humana só pode ser encontrada de fato pelos indivíduos na produção prática das suas próprias condições materiais de existência.
Assim, quando as pessoas não têm condições materiais de existência, ou seja, quando essas condições são propriedade privada de outra pessoa, não existe a liberdade verdadeira e então, a sociedade se divide em proletários e capitalistas. Os capitalistas são aqueles que detêm as condições materiais de existência e os proletários