Liberdade dos antigos e dos modernos
Disciplina: Fundamentos da Filosofia
Professora: Helloana Medeiros
Alunos: Priscila Neves, Rafael Rocha e Raphaela Brandi
1. De acordo com o texto, defina os conceitos de:
A. Liberdade dos antigos (positiva):
A liberdade dos antigos consistia em exercer o poder político de forma coletiva e direta, o cidadão possuía influência nas decisões políticas. O povo era mais participativo, defendiam opiniões em praças públicas sobre guerras e alianças políticas, votavam leis, julgavam políticos, fiscalizavam “os cofres públicos” e a gestão pública. Para os antigos era importante a “partilha do poder social entre todos os cidadãos de uma mesma pátria” (Benjamin Constant).
B. Liberdade dos modernos (negativa):
A liberdade dos modernos consiste em exercer o poder político de forma individual e passiva, o cidadão desfruta de uma liberdade privada descontrolada. O povo, interessado em aproveitar a sua liberdade individual, abre mão do seu direito de tomar decisões políticas. O Governo é apenas representativo. O povo passa a negligenciar sua participação política, tendo apenas uma participação funcional, de pagamentos de impostos e obedecendo a leis. Benjamin Constant diz que para os modernos “a liberdade individual, repito, é a verdadeira liberdade moderna. A liberdade política é a sua garantia e é, portanto, indispensável”.
2. Cite três situações em que os dois tipos de liberdade podem entrar em conflito e se posicione em cada uma delas.
1. Aborto
Se pensarmos na liberdade individual do mundo moderno, devemos considerar o aborto como uma decisão exclusiva da mãe e do pai.
Porém, dependendo da sociedade em que você vive, o aborto é algo ilegal. Ou seja, é algo "definido como errado", perante não somente a Lei Brasileira, mas também visto de forma negativa por muitas religiões.
Mas se pensarmos que a escolha de gerar e criar uma criança deveria, ser tomada pelos responsáveis por esta vida, nos parece errado a população julgar como certo ou