Liberdade de Reunião
LIBERDADE DE REUNIÃO
Junho/2011
INTRODUÇÃO
Para introduzir o trabalho faz-se necessário apresentar os conceitos de liberdade e de reunião. Além desses dois conceitos são aprofundados aspectos filosóficos, sociológicos, políticos, religiosos, legais, etc.
Liberdade é a faculdade de cada um se decidir ou agir segundo a determinação. De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos. Do ponto de vista legal, o indivíduo é livre quando a sociedade não lhe impõe nenhum limite injusto, desnecessário ou absurdo. Uma sociedade livre dá condições para que seus membros desfrutem, igualmente, da mesma liberdade. Em 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que engloba os direitos e liberdade que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera que devam ser os objetivos de todas as nações. Analisando os parágrafos acima podemos observar que o indivíduo tem o livre arbítrio para decidir sobre sua vontade. Reunião é o encontro de duas ou mais pessoas com propósito de discutir algum tema ou realizar alguma atividade.
Uma reunião tem geralmente como tema de discussão negócios ou assuntos comunitários. Nas organizações as reuniões são importantes eventos para contato pessoal e comunicação entre os coparticipantes. Reunião, palestra, conferência e workshop podem ter em comum o encontro de pessoas com alguma afinidade pessoal, ideológica, crença, religiosa, profissional ou interesse em determinado argumento. Diferem em certas conotações e prioridades.
Do ponto de vista legal, o indivíduo é livre quando a sociedade não lhe impõe nenhum limite injusto, desnecessário ou absurdo. Uma sociedade livre dá condições para que seus membros desfrutem, igualmente, da mesma liberdade.