Liberdade de Informação
1. Conceitos e definições
Liberdade de informação é uma extensão da liberdade de expressão, um dos direitos humanos reconhecidos pela lei internacional, que hoje em dia é geralmente melhor entendida como liberdade de expressão em qualquer meio, seja oralmente, na escrita, no formato impresso e na Internet ou através de formas de arte. Isto significa que a protecção da liberdade de expressão como um direito incluiu não só o conteúdo, mas também os meios de expressão.
Liberdade de informação pode também referir-se ao direito à privacidade no contexto da Internet e das tecnologias de informação. Tal como o direito à liberdade de expressão, o direito à privacidade é um dos direitos humanos reconhecidos e a liberdade de informação actua como uma extensão desse direito. Em último lugar, a liberdade de informação pode incluir a oposição a patentes, direitos de autor ou propriedade intelectual em geral.
2. Liberdade de Informação e Censura na Internet
O mundo moderno passa por inúmeras transformações nunca antes imaginadas pelo ser humano provenientes de inúmeros avanços tecnológicos que atualmente se tornou uma importante ferramenta no cotidiano da população. Dentre essas transformações encontramos uma das mais avançadas tecnologias criadas pelo homem que se chama Internet. A Internet foi uma das maiores revoluções ocorridas no milênio passado e tornou-se uma arma que proporciona a constante interligação entre seus usuários, uma disseminação acelerada e desenfreada do conhecimento e também o acesso a informação e a todo tipo de transferência de dados.
Ao acessar a internet nem imaginamos o processo que ela sofre até chegar as nossas casas e uma das avaliações que ela sofre é quanto ao seu
conteúdo. Até certo tempo atrás a internet era tida como uma fonte alternativa de comunicação e do fluxo de idéias. Um local em que as pessoas pudessem se expressar e adquirirem novos tipos de informação, conhecimento, cultura e