Liberdade de expressão de acordo com o direito
Sejam quais forem às formas de manifestação, passeatas, greves, assembléias, fóruns de debates, concentrações em logradouros públicos, são mecanismos de pressão de massa que contribuem para mudanças na cultura política e de transformação da sociedade.
Quando se vive num país democrático automaticamente pertencemos a uma sociedade democrática. Cada cidadão tem o seu papel na sociedade, portanto torna-se importante participar na democracia para que haja a melhor governação possível do país. O governo, em uma sociedade democrática, tem como pilares o poder e a responsabilidade cívica de cada cidadão, cujos princípios devem estar intimamente voltados aos valores da tolerância, da cooperação, e, acima de tudo, do compromisso com o bem estar social.
A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura.
A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado