Liberdade De Express O
O humor pode divertir as pessoas, mas em outra instância pode também tirar vidas, como ocorreu ao jornal Charlie hebdo cujas charges satirizavam todas as religiões, classes sociais, etnias ou preferências sexuais, e o faziam com a mesma maldade a todos> Um ataque terrorista que matou doze pessoas foi realizado ao jornal devido a esse “motivo”. O direito à vida está acima de qualquer outro, mas como retirar de um fanático uma doutrina lapidada em fé na qual ele foi construído, a do Corão.
O ataque repercutiu por todo o mundo, gerando discussões acerca da liberdade de expressãos. Muitas das opiniões diziam se contra o ato dos terroristas, e usavam também:” ‘mas’ os cartunistas sabiam que os muçulmanos são fanáticos e que matariam por sua fé”. Esse ‘mas’ transfere responsabilidades para a vítima, justifica o ato, a culpa passa a ser da vítima. Os terroristas agiram segundo uma verdade absoluta para si, tanto que mataram e morreram por isso, e não foi por essa tal ‘’ verdade absoluta’’ que grande parte da população morreu, nas mãos de Hitler, Mao-Tse e diversos outros, eles acreditavam estar salvando sua nação. É por essa mesma verdade que pessoas morreram e continuarão a morrer, é por ela também que pessoas foram felizes, alcançaram a plenitude
Se o cartunista tem consciência que desenhar possa estar colocando em risco não apenas a sua vida, mas a de outras pessoas, nesse ponto a liberdade de expressão tem seu limite. E aí o terrorista venceu, não e mais a lei da França ou de qualquer país, é a interpretação que o fanático faz do Corão que define o limite. A liberdade, só perde para a responsabilidade.
Podem até nos calar, mas nossa consciência, e seu poder libertador de mudar esse mundinho