Liberalismo
O Liberalismo usa a escravidão e precariza a mão de obra, pagando péssimos salários e retirando garantias dos trabalhadores, como direito a descanso semanal, salários dignos, planos de saúde e aposentadoria, para conseguir o tal "avanço" da economia. É uma linha de pensamento burguesa, que só beneficia quem está em cima da pirâmide.Prós: Tecnologia, Baixos Impostos. Empresas Pequenas. Geração de Riquezas.
Contras: Falta de Leis Trabalhistas ( depende do país ). Criação de um Padrão de Consumo. Uso de Recursos Naturais. Indústria Alimentícia etc.
O Liberalismo econômico traz inovação tecnológica, renda para todos, empregos bem remunerados, impede a formação de cartéis de grandes empresas aliadas ao estado. Todo o conforto da vida moderna vem do pouco liberalismo econômico nas últimas décadas. Mas quando o governo começa a taxar tudo, cobrar impostos, controlar a economia, aí acaba o liberalismo e começa as crises, desemprego e insatisfação social.
Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem.O Neoliberalismo são ideias políticas e econômicas que visam um grande crescimento econômico e o desenvolvimento de um país, sua principal característica é a mínima participação do Estado sobre a Economia do país, é muito eficaz para países desenvolvido , para os países subdesenvolvidos não é uma boa ideia , e para os países subdesenvolvidos o neoliberalismo pode trazer o desemprego, baixos salários , aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional
KENESIANISMO As políticas keynesianas tem sua eficácia comprovada em fases de declínio da atividade economia, ou seja, em depressões econômicas, por que o keynesianismo tem o estado como agente de investimento e consumo nas