Liberalismo
O Liberalismo e o Marxismo em relação à Economia Política, Sociologia e Ciências Políticas abordam tais influências de um modo em que...
O pensamento liberal teve início na idade média e no pós-idade média na Europa com o intuito de buscar melhorar a vida das pessoas da época e após a revolução francesa o liberalismo ganhou força e passou a ser o sistema político-econômico oficial na maior parte dos países. Entretanto, diversas revoluções contra o liberalismo e o sistema capitalista, mais especificamente, a revolução Russa, pôs fim ao liberalismo na Rússia e implantou o socialismo criando a poderosa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Enquanto isto, do outro lado, o liberalismo foi à base para a criação da maior democracia do mundo, os Estados Unidos.
Após a segunda guerra mundial o mundo se dividiu entre o sistema liberal capitalista liderado pelos Estados Unidos e o sistema socialista liderado pela União Soviética, o período onde os liberalistas e socialistas disputaram o controle do mundo ficou conhecido como guerra fria. Com o passar dos anos o sistema socialista mostrou-se incapaz, enquanto o capitalismo liberal progredia melhorando a vida das pessoas das mais pobres as pessoas mais ricas e com a queda do Muro de Berlim em 1989 representou oficialmente a derrota do socialismo e o liberalismo passou a dominar o mundo.
O pensamento marxista...
1. O LIBERALISMO
O liberalismo é um sistema político-econômico baseado na defesa da liberdade individual e começou a se fortalecer após as décadas de 1830-1840, que se estende nos campos econômico, político e religioso, contra o forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
O pensamento liberal defendia a ideia de que o homem tinha toda sua individualidade antes de viver em sociedade. Desta maneira, o indivíduo faz uma relação entre sua ética e a sociedade.
O modo como o homem passa a equilibrar a si mesmo e o seu meio social é através da razão. A