Liberalismo
TEMPO INTEGRAL ENSINO MÉDIO
SÉRIE 2ª TURMA:11 Nº05
ANDREZA KEIKO DE LIMA MURANAKA
FICHAMENTO DE CITAÇÃO DE CAPITULO
Manaus
2012
ANDREZZA KEIKO DE LIMA MURANAKA
FICHAMENTO DE CITAÇÃO DE CAPITULO
Trabalho de fichamento de citação de capitulo apresentado como requisito parcial para a obtenção da nota do 4º bimestre da disciplina História.
Orientador: Prof. Msc. Erivonaldo Nunes de Oliveira
Manaus
2012
FERREIRA. João Paulo Mesquita Hidalgo: FERNDES. Luiz Estevam de Oliveira “Período Regencial” e “O Segundo Império” In: Nova Historia Integrada. 1ª ed. Campinas: Companhia da escola. 2005. pp.301-317.
“Logo após a abdicação. Formou-se uma regência trina provisória que expulsou os estrangeiros do exercito, anistiou os presos políticos e reintegrou o extinto “ministério dos brasileiros”. (p.301)
“(...) conhecido como “chimangos”, bastante conservador: Não pensavam em abolir a escravidão, nem em proclamar a republica”. (p.301) “Profissionais liberais, comerciantes, partidários da industrialização e boa parte da maçonaria organizaram-se no partido Liberal exaltando (também chamado de “grupo farroupilha” ou “Jurujubas”), com propostas como a Republica e a abolição da escravatura”. (p.301)
“O partido Restaurador (ou “grupo caramuru”), composto por comerciantes de origem portuguesa e burocratas, defendia a volta do ex-imperador ao poder”. (p.301)
“(...) A constituição de 1824, começa a ser alterada, procurando proteger os proprietários rurais de futuras ações absolutistas”. (p.301)
“O ato adicional trouxe uma outra inovação a regência deixava de ser trina para ser exercida por um único regente, escolhido em eleições censitárias a cada quatro anos”. (p.301)
“(...) os aristocratas rurais desmantelam o Partido Liberal exaltado por meio de perseguições, prisões e assassinatos. (p.301) “(...) o Partido Moderado divide-se em dois grupos que