Liberalismo
Sucintamente Liberalismo é o sistema sócio-político-econômico baseado na defesa da liberdade do indivíduo em todos os aspectos de sua vida: Religioso, Econômico, Cultural, Político e Intelectual.
A palavra "liberal" deriva do latim, liber ("livre", ou "não-escravo"), e está associada com a palavra "liberdade", libertário. Na prática liberalismo quer dizer um sistema onde o indivíduo tenha liberdade para escolher sem ser obrigado pelo Estado (Governo).
* História
O pensamento liberal teve início na idade média e no pós-idade média na Europa com o intuito de parar com as guerras religiosas e buscando melhorar a vida das pessoas da época.
Basicamente foi após a revolução francesa que o liberalismo ganhou força, passando nos próximos séculos a ser o sistema político-econômico oficial na maior parte dos países.
Contudo, durante o século XX houveram diversas revoluções contra o liberalismo e o sistema capitalista, especialmente podemos destacar a revolução Russa, que pôs fim ao liberalismo na Rússia, instaurando o socialismo e criando a poderosa União das Repúblicas socialistas Soviéticas (URSS).
Enquanto isto, do outro lado do planeta, o liberalismo foi a base para a instauração da maior democracia do mundo, os Estados Unidos.
Após a segunda guerra mundial o mundo se dividiu entre o sistema liberal capitalista liderado pelos Estados Unidos e o sistema socialista liderado pela União Soviética, o período onde os liberalistas e socialistas disputaram o controle do mundo foi chamado de guerra fria.
Com o passar dos anos o sistema socialista implantado na Rússia mostrou-se incapaz de produzir eficientemente e levou todo um império a miséria, diferente do que acreditavam os socialistas que queriam melhorar a vida do povo pobre, o que houve foi miséria geral, enquanto o capitalismo liberal progredia melhorando a vida das pessoas das mais pobres as pessoas mais ricas.
A queda do Muro de Berlim em 1989 representou oficialmente a derrota do