Liberalismo X Intervencionismo 1 1
Liberalismo x Intervencionismo:
Essa discussão torna-se pertinente quando cai o sistema feudal e começa a aparecer alicerces do Antigo Regime. Se tem movimentos seguidos de liberalismo e intervencionismo. Através dessa dualidade se pode discutir outras situações como privatizações.
Liberalismo – produção nas mãos da iniciativa privada, fim do feudalismo.
Intervencionismo – produção nas mãos do Estado, protecionismo ( formação dos Estados-Nacionais ). que todos objetivavam é o bem estar econômico e social para todos, os caminhos ( intervencionismo, liberalismo ) é que são distintos.
Do ponto de vista econômico, há dois métodos de analisar a economia:
Microeconomia – estuda as menores relações econômicas: a família, as pessoas. Este ramo microeconômico está muito ligado ao liberalismo.
Macroeconomia – estuda as maiores relações econômicas: renda nacional, exportações. Este ramo macroeconômico está ligado ao intervencionismo.
1) Intervencionismo Radical ( idéias de Marx ):
Toda produção na mão do Estado.
2) Intervencionismo de Keynes ( intervencionista intermediário ).
3) Liberalismo:
Defende a economia nas mãos da iniciativa privada.
Intervencionismo Radical:
Sua proposta é baseada nas idéias de Marx, mas esta não respeita um fundamento básico do Marxismo, segundo o qual o comunismo viria após o colapso do capitalismo, através de uma revolução no país. Mas, eles tomaram o poder estatizando todos os meios de produção, tornando toda a produção estatal.
Os países comunistas vieram direto do Feudalismo.
Ao substituir o mercado capitalista, toda a produção virou estatal, o que trouxe para o sistema socialista as técnicas de planejamento econômico: o que produzir, quando e como distribuir; para permitirem as inter-relações de setores.
Através dos planos qüinqüenais decidia-se como e em que quantidade iria ser produzido.
Foi desenvolvida a matriz do insumo-produto ( bens intermediários com bens finais ).
O pensamento comunista