Liberalismo e Iluminismo
R.: Entende-se por Liberalismo Político o pressuposto filosófico de que o os seres humanos têm por natureza certos direitos fundamentais, como o direito à vida, à liberdade e à felicidade. Também a valorização da livre iniciativa e da liberdade individual no campo da política e da economia. Cabe ao Estado respeitar, e não invadir esses direitos. Ou seja, o liberalismo é uma doutrina que limita tanto os poderes quanto as funções do Estado; os Estados teriam os poderes públicos regulados por normas gerais e seriam subordinados às leis.
Os princípios fundamentais do liberalismo incluem a transparência, os direitos individuais e civis, um governo baseado no livre consentimento dos governados e estabelecido com base em eleições livres – o que geralmente significa um sistema de governo democrático – e igualdade da lei e dos direitos para todos os cidadãos.
2. Explique em que consiste a ideia do "Contrato Social".
R.: O Contrato Social seria a origem natural do governo, oposto à crença no Direito Divino de Thomas Hobbes. Enquanto Lock demoliu o caráter intocável do Estado, explicando-o como produto de um “contrato social” entre homens para o progresso e para o desenvolvimento; em O Contrato Social, Rosseau defendeu a concepção de que a democracia se baseava na vontade da maioria, isto é, na soberania do povo, que se manifesta pelo voto. Os governantes eleitos, portanto, deveriam refletir e seguir essa vontade. A preocupação principal desses filósofos estava em separar a religião da política e enfraquecer os argumentos religiosos que sustentavam governos absolutistas e tiranos.
3. O que significa Iluminismo e quais são suas ideias principais?
R.: Iluminismo ou Século das Luzes foi um movimento de pensamento europeu que abrangia não apenas o pensamento filosófico, mas também as artes, a literatura, as ciências, a teoria política e a doutrina jurídica. Trata-se de uma oposição às trevas, ao obscurantismo, à ignorância, à