"Liberalismo e democracia", de norberto bobbio
1- Exponha a maneira pela qual Bobbio define os termos “liberalismo” e democracia (primeiro capítulo).
2- Explique por que, segundo Bobbio, o jusnaturalismo é um pressuposto filosófico do liberalismo (segundo capítulo).
3- Explique o conceito de “contratualismo moderno”, relacionando-o com a idéia de individualismo (segundo capítulo).
4- Explique a relação exposta por Bobbio entre “Estado limitado” e “Estado de Direito” (terceiro capítulo).
Respostas
1 – Para N. Bobbio o liberalismo é a idéia de Estado que possui seus poderes e funções limitadas, o que contraria as idéias de um Estado absoluto, que possui total controle sobre tudo e liberdade para agir de acordo com interesses próprios. Já a democracia é o Estado onde o poder está concentrado nas mãos do povo, existe um representante no poder, porém este defende os interesses do povo e não de poucos, indo contra a aristocracia e a oligarquia.
2- Bobbio diz que o jusnaturalismo é um pressuposto para o liberalismo porque ele ajuda a fundar os limites do poder, já que o jusnaturalismo é a doutrina na qual existem leis que não foram criadas pelo homem e que por isso antecedem a formação de qualquer grupo social e a qual por derivarem de uma lei natural são direitos e deveres naturais.
3- O Contratualismo moderno segundo Bobbio é a formação de uma sociedade não mais como um fato natural, independente da vontade dos homens, mais sim, um corpo político artificial criado pelos indivíduos para satisfazer seus interesses e o exercício de seus direitos pessoais. Isso se torna possível porque há uma lei da natureza que garante que nenhum indivíduo pode renunciar a sua liberdade sem que todos os demais indivíduos também a renunciem para que assim haja uma convivência livre e ordenada. São homens com interesses individuais que se unem por um contrato social para garantir seus direitos e maior segurança para uma convivência em sociedade.
4- O