Liberalismo e Constitucionalismo Ingles
O Estado liberal no sentido jurídico, tem suas bases no chamado 2º Bill off Rights (1689) , uma declaração de direitos individuais imposta pelo Parlamento à Coroa, na Inglaterra. Na verdade esse processo histórico teve inicio em 1215, com a Carta de Direitos e as cobranças dirigidas ao Rei João Sem Terra. E o que já se requeria em 1215 era a prevalência do Princípio da Liberdade Individual, com os cidadãos ingleses protestantes tivessem o direito de portar armas, para defender a si e as garantias constitucionais.
Já no século X!X , a Inglaterra constituía o país mais poderoso do mundo, pois o império colonial britânico expandiu pelos diversos continentes. Além disso, vivia seu apogeu da Revolução Indistrial que criou uma nova ordem, essencialmente moderna, com novos parâmetros econômicos e sociais.
O constitucionalismo é a ideologia que levanta o princípio do governo indispensável à garantia dos direitos em dimensão estruturante da organização político - social de uma comunidade. Em outra visão fala-se em constitucionalismo moderno para designar o movimento político, social e cultural, que a partir do século XV!!! questionava os planos políticos, filosóficos e jurídicos, sugerindo ao mesmo tempo a invenção de uma nova forma de organização e fundamentação do poder político.
O constitucionalismo de inspiração iluminista/liberal iniciava na Idade Média, quando no século X!!!, o rei inglês viu-se forçado a pactuar com parcela de súditos ( oligárquicos rurais ingleses) começamdo um processo em escala ascendente de fragmentação do sistema vigente e construção de novas formas estatais de atuar. Porém esse reconhecimento não era estendido para toda população inglesa, restringindo-se unicamnete aos abastados economicamente, embora exclusos dos direitos civis e poíticos.
Essas formas de "contratos" firmados entre monarcas e súditos modeficaram as relações de governo, pois reduziam gradativamente o atuar