liberalismo frances
Liberalismo é a forma racional e intuitiva de organização social em que prevalece a vontade da maioria quanto à coisa publica, e quer esta livre de qualquer fundamento filosófico ou religioso capaz de limitar ou impedir a liberdade individual e a igualdade de direitos, e no qual o desenvolvimento e o bem estar social dependem da divisão do trabalho, do direito a propriedade, da livre concorrência e do sentimento de fraternidade e de responsabilidade filantrópica frente a diversidade de aptidões e de recursos do indivíduos.
“liberdade, igualdade e fraternidade”, estes foram os ideais da Revolução Francesa que ocorreu em 1789 em Paris. O lema envolvia todas as necessidades francesas naquela época. “Liberdade” porque eles queriam um regime onde o Estado não interferisse na esfera de interesses privados. “Igualdade” porque pregavam a favor de um regime onde não havia privilégios, onde todos eram iguais perante o Estado. “Fraternidade” porque, acima de tudo, a comunidade havia de ser politicamente solidaria com indivíduos iguais e livres.
Situação politica da França no século XIX
Sabendo de todos esses conceitos, podemos ver o que levou Alexis de Tocqueville(1805-1859), aristocrata conhecido como “Montesquieu do século XIX” a rever os ideais do Liberalismo na França.
*O Governo de Robespierre descambou no terror:
Apesar de todas as medidas democráticas tomadas por Robespierre na Ditadura Jacobina, os contrarrevolucionários continuou a atacar o governo de vários modos. Então para se defender o governo Jacobino criou o Tribunal Revolucionário que dedicou a perseguir e punir os inimigos do regime. E assim iniciou-se um a politica repressora apelidada de Terror. E como consequência, o Governo Jacobino foi a baixo juntamente com a ideia de “liberdade, igualdade e fraternidade” e com a democracia francesa.
*Napoleão Bonaparte foi coroado imperador:
Logo após ganhar a confiança de toda França, Napoleão coroou a si próprio como imperador e