Lgca
ABC (Lei de Pareto)
Segundo esta metodologia de Gestão de Stock, os produtos deverão ser classificados nas classes A / B e C, segundo a respectiva relevância financeira e quantitativa:
← 20% dos Itens contribuem para 80% da Facturação
← 30% dos Itens contribuem para 15% da Facturação
← 50% dos Itens contribuem para 5% da Facturação
Produtos da classe A, deverão ser geridos com muito rigor, porque representam um investimento avultado, é necessário determinar o Stock de segurança com grande previsão.
Produtos da classe B, dado que representam níveis de investimento e quantidades medianas, a sua gestão deverá reflectir isso mesmo, mais objectiva do que a aplicada nos produtos de classe C, mas também não justificando o rigor e controlo utilizados para a classe A.
Produtos da classe C, poderão ser geridos com muito mais flexibilidade, a empresa pode utilizar stocks de segurança mais elevados, minimizando assim as possibilidades de ruptura.
A classificação ABC pode ser efectuada segundo dois critérios:
← valor das saídas anuais do stock;
← valor em stock;
Bar Code
Código de barras, utilizado para identificação automática de produtos, em pontos de venda ou em processos de movimentação. Método de codificação de dados numéricos ou alfanuméricos para leitura óptica rápida e precisa.
Os códigos de barras podem ser:
← Simples: quando forem formados por apenas duas espessuras de barras
← Complexos: quando utilizarem para codificação quatro diferentes espessuras de barras.
São constituídos por uma sequência de barras e espaços alternados impressos ou estampados em produtos, etiquetas ou outra forma de fixação, representando informações codificadas que podem ser reconhecidas por leitores electrónicos, utilizados para facilitar a entrada de dados em sistemas de