Levy
Um dos principais defensores das novas tecnologias de comunicação, dos computadores e, em particular, da Internet, vista como instrumento de ampliação do conhecimento humano e criação de um novo espaço antropológico é o filósofo Pierre Lévy . Lévy se intitula “engenheiro do conhecimento”, aquele que vê na técnica de comunicação a possibilidade da construção revolucionária de um novo pensamento, de uma nova inteligência, em uma nova cultura. Porém, o que não se pode perder de foco, é que a centralidade do pensamento de Pierre Lévy é o ser humano, e a técnica vem com a intenção de ajudá-lo no seu desenvolvimento.
Para Pierre Lévy as tecnologias estão causando uma transformação no mundo humano e, por isso, a técnica e sua relação com o ser humano merecem uma atenção especial nos trabalhos e estudos científicos.
Percebe-se que, o que se passa hoje, é a vivência de uma verdadeira revolução antropológica, a qual, pela técnica, atinge com velocidade todas as dimensões do mundo humano (social, política, econômica, intelectual, espiritual…). Pelo sistema técnico de universalização, chamado Internet, se constrói uma rede mundial, na qual todos estão interligados num mesmo espaço, o ciberespaço, e num mesmo tempo presente, onde há contatos de um para com cada um, de um para com todos, e de todos para com todos que estão conectados.
Com isso, segundo Levy (1993), a noção de espaço e tempo, que até então só fora mudada no