Levitação magnética
A levitação magnética é o processo com o qual se consegue suspender um objeto numa posição estável contrariando, assim as forças de gravidade, mediante o uso de forças exercidas sem contato com o objeto. Manter um corpo suspenso no ar, sem qualquer apoio aparente, como que desafiando a lei da gravidade, é reconhecido como fenômeno de levitação.
Existem três tipos básicos de levitação magnética, que são: a- Levitação eletrodinâmica ou por repulsão magnética:
É o método que consiste na utilização de bobinas com baixíssima resistência elétrica, chamadas de bobinas supercondutoras para a geração de um campo magnético, o qual provoca o surgimento de uma corrente elétrica induzida em um condutor. Essas correntes geram outro campo magnético que se opõe ao campo criado pela bobina. A interação entre ambos os campos gera uma força de repulsão capaz de suspender o objeto. b- Levitação eletromagnética ou por atração magnética:
A levitação eletromagnética é aquela em que um corpo ferromagnético é mantido suspenso pela força atrativa de um eletroímã. c- Levitação magnética supercondutora:
Este método utiliza materiais magnéticos e pastilhas supercondutoras que operam a altas temperaturas, que se tornam supercondutoras a temperaturas muito mais elevadas que os supercondutores convencionais. Um exemplo da utilização do fenômeno de levitação magnética está presente nos trens MAGLEV ( abreviatura para levitação magnética ) que levitam sobre os carris e deslocam-se sem um motor convencional, apenas com base no campo magnético.
2- Qual a principal dificuldade encontrada no início das descobertas da tecnologia por levitação magnética?
A principal dificuldade encontrada no início era a dificuldade de controlar o sistema.
3- Como a eletrônica resolveu as dificuldades encontradas no desenvolvimento do motor linear?
Com o avanço da tecnologia a da eletrônica conseguiu-se fazer um melhor controle do sistema.
4-