Levitação magnética
CENTRO DE ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA
Levitação Magnética e Aplicação de Supercondutores
Petrópolis
2013
1 - Levitação Magnética
Introdução
Provavelmente o interesse da humanidade pelo magnetismo tenha começado há milhares de anos, quando o homem conheceu o poder dos ímãs sobre certos materiais. De lá para cá, vários novos fenômenos foram descobertos, explicados e muitos se transformaram em equipamentos que tornaram nossa vida muito mais cômoda. Fenômenos como a levitação magnética, estão aos poucos revelando aplicações inovadoras, que prometem revolucionar, entre outros, o setor dos transportes.
Diante disso, o objetivo desse trabalho é apresentar um estudo sobre as tecnologias que possibilitam a levitação de um corpo através da aplicação de fenômenos magnéticos.
Para tanto se apresentam dispostos alguns aspectos teóricos relativos a tal tecnologia, aspectos estes que são fundamentais para a compreensão dos fenômenos relacionados, seguidos de explanação breve sobre as formas de se obter a levitação de um corpo e posterior apresentação de várias aplicações envolvendo tal fenômeno. Em diversas partes do mundo vem crescendo o interesse em se cumprir viagens de longas distâncias em cada vez menos tempo, o que tem contribuído para ascensão do setor aeronáutico e o desenvolvimento de novas tecnologias. Dentre as tecnologias que estão surgindo, encontrava-se apenas em fase de projeto há pouco tempo atrás os maglevs, que se encontra em operação na Alemanha, Japão e mais recentemente na China. Maglevs são exemplos de trens que operam seguindo princípios físicos de levitação magnética que pode acontecer por três maneiras distintas: atração, repulsão ou indução magnética.
DESCRIÇÃO
Os trens de levitação magnética, ao contrário dos habituais trens, não têm rodas, eixos, transmissão e nem linhas aéreas. As rodas e os carris da via férrea são substituídos por