leviata
Serviço Social – 1º Período
Sistema Fordista
Universidade Unigranrio
Serviço Social – 1 Período
Sistema Fordista
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Trabalho e Questão Social, do curso de Serviço Social, turno noite, da Universidade Unigranrio ministrado pelo professor Lívia Pequeno.
SUMÁRIO
1
CONTEXTO HISTÓRICO 5 5
INTRODUÇÃO
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóvel, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.
Pouco tempo depois de Frederick Taylor, Henry Ford surgiu com a proposta de um novo modelo de produção, o Fordismo. O Fordismo foi implantado inicialmente na Ford Motors, empresa automobilística também criada por Henry Ford e que se destacou durante as décadas de 1910 e 1920 pela produção massiva do automóvel conhecido como Ford T. Porém, somente após a Segunda Guerra Mundial, nos anos de 1945 a 1968, que o Fordismo foi atingir o seu ápice.
1
CONTEXTO HISTÓRICO Henry Ford foi um importante engenheiro americano. Nasceu em 30 de julho de 1863, na cidade norte-americana de Springwells. Faleceu em 07 de abril de 1947, na cidade de Dearborn. Produziu seu primeiro automóvel em 1892.
Ainda jovem trabalhava na fazenda do pai, onde era o responsável pela manutenção dos motores dos tratores. Foi nesta época que desenvolveu o talento e o grande interesse pela engenharia automobilística.
Ford é considerado o primeiro a implantar um sistema de produção em série. O engenheiro americano notou que era muito mais barato e rápido produzir um