Levantamento topografico
Desde os primórdios da civilização, ainda em seu estágio primitivo, o homem tratou de demarcar sua posição e seu domínio. Sem saber, ele já aplicava a Topografia.
A Topografia estuda detalhadamente, a forma da superfície física da terra com todos seus elementos sejam naturais ou artificiais e como um preenchimento da rede geodésica. Entretanto nos últimos anos, com o desenvolvimento da instrumentação eletrônica e da informática que opera neste setor, a exigência de programas ligados a Engenharia que necessitam de modelos digitais do terreno com precisão altimétrica que são questionáveis de serem obtidas por procedimentos fotogramétricos, e a maior versatilidade que nos oferece a nova instrumentação na fase de locação, tem dado um novo protagonismo a Topografia moderna nos campos de aplicação da Engenharia e áreas afins.
Então a topografia se divide em planimetria, altimetria, fotogrametria e taqueometria. A planimetria é a parte da topografia que estuda a parte plana do terreno; A altimetria estuda as inclinações do terreno; Na taqueométria as distâncias são medidas indiretamente. Os valores são obtidos por resolução trigonométrica e na fotogrametria é o mapeamento através de fotos, sem muita precisão (aerofotogrametria).
Usos da topografia:
• Levantamento de áreas
• Projeto de irrigação;
• Medidas do terreno.
Levantamento topográfico:
É o conjunto de métodos e processos, que através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado determina as coordenadas topográficas do terreno, e através delas, a área do terreno.
Para esse processo utilizamos a estação total e o GPS, onde: a Estação total possui um sistema de “ponto estático”, assim podemos desligar o aparelho interrompendo o sinal dos satélites e se locomover sem problemas, para poderem ser feitas