levantamento sobre Chenopodium ambrosiodes L.
915 palavras
4 páginas
1 LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO2.1 Uso popular das plantas medicinais
As plantas medicinais são aquelas que produzem princípios ativos que lhe conferem uma ação terapêutica, enquanto as plantas medicinais que produzem como princípios ativos os óleos essenciais com teor maior que 1%, são denominadas de plantas aromáticas. A importância do cultivo de plantas aromáticas reside justamente na matéria-prima produzida pelo metabolismo secundário de tais plantas, que são óleos essenciais. Estes são demandados principalmente pelas industrias farmacêuticas, cosméticas e alimentícias, além da sua crescente procura pelo setor agrícola para o controle alternativo de pragas e doenças (Monteiro, 2009). Apesar do mercado internacional de óleos essenciais movimentar anualmente cerca de 1,8 bilhões de dólares, a participação brasileira nesse mercado resume-se a apenas 0,1% (BIASI E DESCHAMPS, 2009).
A necessidade exige e a ciência busca a unificação do progresso com aquilo que a natureza oferece, respeitando a cultura do povo em torno do uso de produtos ou ervas medicinais para curar os males (ACCORSI, 2000). As plantas medicinais sempre foram utilizadas, sendo no passado o principal meio terapêutico conhecido para tratamento da população. A partir do conhecimento e uso popular, foram descobertos alguns medicamentos utilizados na medicina tradicional, entre eles estão os salicilatos e digitálico (BOTSARIS e MACHADO, 1999).
Na América Latina, em especial nas regiões tropicais, existem diversas espécies de plantas medicinais de uso local, com possibilidade de geração de uma relação custo-benefício bem menor para a população, promovendo saúde a partir de plantas produzidas localmente. No Brasil existem diversidades e peculiaridades, com concepções, opiniões, valores, conhecimentos, práticas e técnicas diferentes, que precisam ser incorporadas e respeitadas no cotidiano, influenciadas por hábitos, tradições e costumes. O conhecimento e uso das plantas medicinais têm sido