levantamento floristico
FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL DA RESERVA BIOLÓGICA DE
PINDORAMA-SP
Maria Teresa Vilela Nogueira
Dr., PqC do Polo Regional Centro Norte/APTA mtvilela@apta.sp.gov.br Dr. Sérgio Valiengo Valeri,
Eng. Flor., Prof. do Depto. Produção Vegetal - UNESP Jaboticabal valeri@fcav.unesp.br Leandro Rodrigo Spatti
Biólogo estagiário do Polo Centro Norte/APTA rodrigospatti@hotmail.com Localizado no município de Pindorama, Estado de São Paulo, o Pólo Regional de
Desenvolvimento Tecnológico do Centro Norte (PRDTACN), pertencente à Agência
Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e possui 532,8 ha onde aproximadamente 130 ha de mata nativa dividida em quatro fragmentos. A vegetação é representativa do bioma Mata Atlântica, classificada como floresta latifoliada tropical estacional semidecidual.
Esses remanescentes foram transformados em Reserva Biológica com a criação da
Lei Estadual no 4960 de 06 de janeiro de 1986 e constituem importante patrimônio biológico regional pois detêm um grande número de espécies de ocorrência regional.
O presente levantamento assume importância uma vez que os dados de uma listagem florística inicial de espécies que ocorrem numa determinada área são essenciais para a realização de estudos da fitossociologia, fenologia e dinâmica das populações da área em estudo.
Leitão Filho (1987), avaliando a formação florística de florestas tropicais e subtropicais do Brasil determinou que a Floresta Atlântica é a formação que apresenta maior variação florística devido, em parte, às grandes variações climáticas que ocorrem na sua área de distribuição.
www.aptaregional.sp.gov.br
Com isso, o presente trabalho teve como objetivo realizar o levantamento florístico de dois fragmentos localizados na Reserva Biológica de Pindorama servindo como base técnica para trabalhos de recomposição florestal no futuro.
Caracterização do Meio Físico
Segundo Lepsch & Valadares