LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS NA SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis) EM PARAGOMINAS-PA
608 palavras
3 páginas
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. AgronomiaLEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS NA SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis)
EM PARAGOMINAS-PA
Sheila Castro Souza 1
Aryana dos Santos 1
Deney Silva Printes 1
Geisielly Sousa Araújo 1
Kezia da Silva Gonçalves
Luís de Sousa Freitas 2
1
1. Graduanda em Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
2. Prof. Dr./ Orientador - Instituto de ciências Agrárias - UFRA
INTRODUÇÃO:
A seringueira (Hevea brasiliensis) espécie de ciclo de vida perene e de porte arbóreo é explorada comercialmente para a produção de borracha natural. No seringal de cultivo adotam-se espaçamentos grandes entre as árvores, nos quais a área disponível para cada planta é normalmente de 21 m2, no espaçamento de 7 m x 3 m. Durante a fase inicial de crescimento das plantas, que dura cerca de cinco anos, a superfície do solo fica exposta à insolação direta, situação que favorece a germinação de semente (espécies fotoblásticas positivas), a emergência e o pleno crescimento e desenvolvimento de muitas espécies de plantas daninhas. A interferência negativa das plantas daninhas sobre a seringueira se dá, principalmente, por meio da competição por água, nutrientes e luz. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento fitossociológico de plantas daninhas na seringueira no município de Paragominas-Pa.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado em um seringal com cerca de três hectares, situada no município de Paragominas-Pa. O levantamento foi feito no mês de março de 2012. Este seringal foi implantado 1982, sendo que o histórico da área revela que antes do seringal a mesma foi ocupada por um plantio de pimenta do reino. Para o estudo, foi usado o método do quadrado, aplicado por meio de um amostrador de madeira medindo 0,5 m 2, que foi lançado 30 vezes na área. As parcelas foram amostradas ao acaso e os terrenos percorridos em ziguezague. As plantas foram cortadas rente ao solo,