Levantamento de flora
LOTEAMENTO CIDADE VERDE I.
1- Identificação da área de estudo:
A área objeto de estudo constituída pela Gleba A-01, situada adjacente aos Bairros Mansour e Jardim Europa é composta pela Quadra 03, lotes 01, 02 e 03, entre a Avenida Mississipi, Avenida José Fonseca e Silva, Rua 04 e Avenida 1, confrontando com o loteamento Mansour e pela Quadra 04, lotes 13, 14 e 15 entre a Avenida Mississipi, Ruas 01, 02 e Varsóvia, confrontando com os loteamentos Jardim Europa e Jardim Itália, localizada na cidade de Uberlândia, Estado de Minas Gerais.
2- Caracterização da área de estudo:
A área, antiga Fazenda do Óleo, caracteriza-se como um remanescente de Cerrado Típico de vegetação predominantemente arbóreo-arbustivo, com cobertura de 5% e altura média de 3 (três) metros.
3- Metodologia de trabalho:
3.1- Trabalho de Campo:
Consistiu em coletar material botânico na área de estudo, nos dias, 11 e 12 de Outubro de 2010, considerando a fertilidade do material, presença de flor e/ou fruto.
Para o estudo da composição da estrutura florística, foram selecionados indivíduos por sua representatividade na flora do cerrado. Toda a área foi percorrida permitindo a obtenção de amostras que traduzem a diversidade das espécies no local.
3.2- Preparação do material coletado:
O material coletado foi depositado em sacos plásticos devidamente etiquetados, de acordo com a classificação do indivíduo feita em campo, contendo os dados relevantes da coleta (data, local).
3.3- Identificação das espécies vegetais:
Para a identificação foram consultadas literaturas especializadas, coletas depositadas em herbários previamente identificadas e chaves dicotômicas.
4- Objetivos:
O levantamento da composição florística tem como finalidade identificar as espécies nativas do Bioma Cerrado encontradas na área a ser trabalhada para confecção do documento técnico de Levantamento Quali-Quantitativo da Flora onde