Levantamento de Curva de Histerese de Transformador
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
!
Fortaleza - CE
Abril de 2014
Resumo:
No experimento a seguir será realizada uma breve demonstração da utilização de um transformador, bem como seus resultados. Um transformador é utilizado para alterar corrente, potência ou tensão em um circuito e podem ser utilizados para isolamento elétrico, que ocorre ao ligar dois indutores com o mesmo número de voltas em um transformador e medição de correntes, em que os indutores possuem número diferente de voltas. Ao escolher o material que constitui um transformador, tem que se levar em consideração sua curva de histerese, para que haja a determinação da facilidade do material em se magnetizar, pois no caso de transformadores essa facilidade tem que existir, já que será submetido à magnetização alternada.
!
!
!
!
Introdução:
Um transformador é um equipamento formado por dois ou mais enrolamentos magneticamente acoplados que são similares a indutores, esses indutores são componentes que se opõem a variações de corrente elétrica e são compostos por um enrolamento de fio em torno de um núcleo que pode ser de material magnético ou não-magnético.
A transformação da tensão ocorre a partir de uma ação de campo magnético, a criação desse fluxo magnético é realizada com uma bobina de fio através da qual passa uma corrente elétrica que varia com o tempo. O valor da tensão diferente é obtida ao se colocar uma segunda bobina de fio enrolada em torno da mesma peça de ferro, pois a bobina é influenciada pelo campo magnético criado pela primeira bobina. A primeira bobina será chamada de enrolamento primário, enquanto a segunda será o enrolamento secundário.
!
A tensão transformada do enrolamento primário para o secundário é proporcional ao número de espiras existentes nesse indutor, isto é, quanto maior o número de espiras, maior a tensão transformada. Em um