levantamento da necessidade de treinamento
Vê-se que, para realização do treinamento, o levantamento da sua necessidade deve ser tratado com muita atenção, para não ser desviado da sua finalidade. Devem-se buscar informações relevantes. Deve-se ter uma percepção dos problemas provocados pela carência de treinamento, estas perguntas devem ser realizadas durante o diagnóstico para o treinamento.
1. Quem deve ser treinado?
2. O que deve ser aprendido?
3. O que deve ser ensinado?
4. Quem deve aprender?
5. Quando deve ser ensinado?
6. Onde deve ser ensinado?
7. Como se deve ensinar?
8. Quem deve ensinar?
Entende-se que a organização deve priorizar as suas necessidades para avaliar o treinamento a ser realizado. Essas necessidades serão descobertas de acordo com a atividade da empresa.
Por exemplo, em uma empresa de segurança, são alteradas as normas de trabalho de um dos seus contratos. A empresa vai treinar apenas os empregados lotados naquela empresa, pois eles são os responsáveis pelo serviço prestado. Sabe-se que o treinamento será realizado conforme os procedimentos alterados para a realização adequada e correta do serviço.
Ocorreu assim a verificação de quem e o que deveria ser treinado. Comenta-se que o treinamento deve possibilitar a aprendizagem do treinado, e deve ser observado todo o seu processo. Em todo processo de treinamento deve-se ter o conhecimento de quem vai ser treinado e os recursos; posteriormente o processo deve ser avaliado e planejado e aplicados conforme a sua necessidade. Após todo o processo deverá ser realizada sua avaliação.
Segundo Chiavenato, “O processo de treinamento assemelha-se a um modelo de sistema aberto, cujos componentes são: entrada – processo – saída – retroação”.