Levantamento bibliográfico
Tema: Educação Especial e os Desafios da Inclusão Glaucia Itati de Melo de Souza
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PRELIMINAR
1- Mantoan, Maria Teresa Egler. Caminhos Pedagógicos da Inclusão. São Paulo: Memnon, 2001.
Em caminhos Pedagógicos da Inclusão, Maria Teresa Egler Mantoan, reuniu textos de trabalhos escritos por educadores, sob sua supervisão, conferindo visibilidade ao modus operandi em diferentes experiências que, a despeito de momentos diversos, confluem para um único fim: a inclusão. Em sua narrativa, constatam-se as marcas da aventura empreendida na busca de consolidar as transformações no âmbito educacional, precisamente no que respeita ao olhar sobre a pessoa com deficiência.
2- Carvalho, Rosita Edler. Removendo as barreiras para a aprendizagem: educação Inclusiva. 2ª ed., Porto Alegre: editora Mediação, 2002.
O livro começa discutindo as perspectivas em educação especial. A autora repensa a educação especial e propõe uma mudança de foco: para a consideração do especial na educação e na sua conclusão nos trás uma discussão acerca da formação profissional. Defendendo a formação de um professor-pesquisador, equipado para buscar e criar alternativas para os problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem.
3- Jupp, Kenn. Viver Plenamente: Convivendo com as dificuldades de aprendizagem. Campinas: editora Papirus, 1998.
É um livro dirigido para pais, defensores e profissionais preocupados tanto com crianças como com adultos que tem dificuldades na aprendizagem. O autor no capítulo I examina resumidamente a forma como o mundo tem caminhado e mostra por que necessitamos praticar os princípios de inclusão para todos e não apenas especificamente o benefício dos que tem dificuldade de aprendizagem. Nessa obra o autor defende que, na maioria das vezes, o verdadeiro fator incapacitante não são as dificuldades pessoais de aprendizagem, mas a percepção que os outros têm delas. Independentemente de quem somos todos