Lev Vygostky
Lev Vygotsky nasceu em Orsha, na Bielo-Rússia em 1896.
Em 1917 formou-se em Direito pela Universidade de Moscou. Mas também transitou em outras áreas como: medicina, pedagogia, psicologia, história, literatura e filosofia.
No ano de 1924, foi convidado por Kornilov para trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou. Neste mesmo ano, casou com Rosa Smekhova, com quem teve duas filhas. Um ano mais tarde, em 1925, escreveu Psicologia da Arte, que só será publicado apenas em 65. Organiza o Laboratório de Psicologia para crianças deficientes – que em 1929 seria transformado no Instituto de Estudos de Deficientes e, após sua morte, no Instituto Cientifico de Pesquisas sobre Deficientes da Academia de Ciências Pedagógicas. No dia 11 de junho de 1934, com 37 anos, morreu de tuberculose.
Teoria de Vygotsky - Sóciointeracionismo
Vigotsky diz que para criança crescer, aprender e construir conhecimento precisa de outras. E que é através da linguagem que acontece a interação entre eles, pois é uma grande ferramenta de contato.
Segundo Vygotsky o aprendizado vem antes do desenvolvimento, ou seja, a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criança, o que esta aprende é a base fundamental para o seu desenvolvimento.
A aprendizagem interage com o desenvolvimento, produzindo abertura nas zonas de desenvolvimento proximal, que nada mais é que a distância entre o que a criança sabe fazer sozinha e o que ela faz com a interferência de um adulto.
Para Vygotsky, o professor não deve avaliar o aluno pelo o que ele já sabe e sim estimular o potencial do mesmo, para que tenha um melhor aprendizado.
O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova zona de desenvolvimento proximal a todo o momento.
O professor pode fazer isso estimulando o trabalho com grupos e utilizando técnicas para motivar, facilitar a