Lev semionovich vygotsky
Lev Semionovich Vygotsky nasceu em Orsha, uma pequena povoação da Bielorússia, em 17 de novembro de 1896. Faleceu aos 38 anos de tuberculose em 1934.
Vygotsky fez seus estudos universitários em direito, filosofia e história em Moscou, apartir de 1912. Durante seus estudos universitários, adquiriu excelente formação no domínio das ciências humanas: língua e linguística, estética, literatura, filosofia e história. A primeira obra que o conduziu para a Psicologia foi Psicologia da arte (1925).
Ignorados por um longo período, os escritos essenciais de Vygotsky, como suas atividades profissionais, foram redescobertos muito recentemente e pouco a pouco reconstituídos. Escreveu cerca duzentas obras, das quais se perdeu uma parte.
OBJETO DE ESTUDO
Definindo de forma simples a teoria de Vygotsky é necessário mencionar pelo menos, as seguintes: sociabilidades do homem e interação social, signo e instrumento, cultura, história, funções mentais superiores.
Para Vygotsky o ser humano se caracteriza por uma sociabilidade primária. A mesma ideia que foi expressa por Henri Wallon, de um modo mais categórico: ele [individuo] é genericamente social (Wallon, 1959) .
Algumas analises teóricas levaram Vygotsky a defender teses muito visionarias sobre sociabilidade precoce da criança e a deduzir delas consequências que o levaram a proposta de uma teoria do desenvolvimento infantil. Vygotsky (1982-1984, v. IV, p. 281) escreveu, em 1932:
É por meio de outros, por intermédio do adulto que a criança se envolve em suas atividades. Absolutamente, tudo no comportamento da criança está fundido, enraizado no social. Assim, as relações da criança com a realidade são, desde o inicio, relações sociais. Neste sentido, poder-se-ia dizer que o bebê é um ser social no mais elevado grau. A sociabilidade da criança é o ponto de partida de suas interações com o entorno. O ser humano, por sua origem e natureza, não pode nem existir nem conhecer o desenvolvimento