Leucoplasia Pilosa
O trabalho tem como objetivo explicar o que é a Leucoplasia Pilosa na odontologia, assim como suas causas, sintomas, tratamento, mostrar casos clínicos e citações de mestres e doutores da área.Para melhor compreensão do assunto haverá um breve relato do que é a Leucoplasia Pilosa.
O que é a Leucoplasia Pilosa?
A Leucoplasia Pilosa é um pré-câncer de boca muito comum, com um potencial de transformação maligna de 4%, ou seja, é uma placa esbranquiçada bucal que não pode ser retirada por raspagem e que não pode ser considerada como nenhuma outra doença, afetando geralmente adultos brancos. O termo foi utilizado pela primeira vez por Schiwimmer em 1877.
Leucoplasia Pilosa
A leucoplasia pilosa é uma lesão de aspecto esbranquiçado e de ocorrência comum ao longo das bordas laterais da língua, predominantemente em pacientes portadores do vírus HPV, podendo também ser observadas em pacientes transplantados ou portadores do vírus HIV.Se apresenta como uma placa branco-acinzentada levemente elevada, que pode parecer translúcida, fissurada ou enrugada, e são tipicamente moles e planas.
Mincer & cols., em 1972, já afirmavam que o carcinoma in sit ou intra-epitelial nada mais é que uma displasia intensa e que tal achado histológico indica fortemente que um tumor invasivo vai se desenvolver, caso já não o tenha feito e o paciente ser tratado de acordo, isto é, como realmente portador de um câncer. Por outro lado, fundamentados na subjetividade da interpretação histológica das atipias, acreditam que a forma discreta é praticamente impossível de ser separada de uma simples proliferação epitelial associada a fenômenos inflamatórios que, normalmente, desaparecem por completo após remoção do agente causal.
As leucoplasias tem uma forte predileção pelo sexo