Leucemia
Conceito: Leucemia mieloide aguda (LMA), também conhecida como leucemia mielogenica aguda, é um câncer de linha mieloide dos glóbulos brancos que se caracteriza pela rápida proliferação de células anormais e malignas – os blastos que não amadurecem, não desempenham sua função e ainda se acumulam na medula óssea, interferindo na produção normal de outras células sanguíneas.
Incidência (idade ,sexo, raça ,tipo celular, etc.): Sua Incidência aumenta com o envelhecimento. Embora a LMA seja uma doença relativamente rara, representando cerca de 1,2% dos óbitos causadas por doenças oncológicas nos estados unidos, esperava-se um aumento da sua incidência ao envelhecimento da população.
Etiopatogenia (Anormalidade cromossômica, clone proliferativo maligno, etc.): A célula maligna, no caso da LMA, é o mieloblasto. Na Hematopoiese normal, o mieloblasto é um precursor dos glóbulos brancos imaturos. No entanto, na LMA, um único mieloblasto acumula modificações genéticas que congelam as células em seu estado imaturo, impedindo assim a diferenciação celular. Essa mutação isoladamente não causa leucemia no entanto, quando esta diferenciação esta associada a outras mutações que perturbem o controle de proliferação celular, o resultado é o crescimento descontrolados de células imaturas , resultando então na leucemia mieloide aguda.
Classificação (FAB, MIC ): FAB(antigo sistema francês, norte americano e britânico)este esquema de classificação divide a LMA em 8 subtipos, de MO a M7, com base no tipo de célula de que a leucemia se originou e também e seu grau de maturidade. Os 8 subtipos desta classificação são .
M0 Leucemia Mieloblástica aguda indiferenciada
M1 Leucemia Mieloblástica aguda sem maturação
M2 Leucemia Mieloblástica aguda com maturação
M3 Leucemia Promielocítica aguda ou Promielocítica
M4 Leucemia Mielomonocítica aguda
M5 Leucemia Monoblástica aguda (5ª) ou Leucemia Monolítica aguda (5b)
M6 Leucemia eritróide aguda ou eritroleucemia M7 Leucemia