leucemia e osteossarcoma
Nomes: Desirée Cordoni e Tatiana de Menezes
Professora: Bianca Nunes
Turma: 101
Viamão, 16 de Maio de 2014
Introdução Iremos informar sobre como se desenvolve a Leucemia e o Osteossarcoma, como se trata e quais são as formas de tratamento, etc. Neste trabalho estipulado pela professora resolvemos escolher estes dois tipos de câncer por não serem muito comuns.
Leucemia A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Os principais sintomas da leucemia ocorrem devido o acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos, causando anemia, dos glóbulos brancos, infecções e das plaquetas, hemorragias. Depois de se instalar, a Leucemia avança rapidamente, com isso o tratamento tem de ser iniciado o mais rápido possível.
Sintomas da Leucemia
Diagnóstico de Leucemia O Diagnóstico da Leucemia é feito através de exames físicos, exames complementares e história clínica. Porém a primeira forma de diagnóstico é o exame de sangue, conhecido como homograma. Logo após é feito a confirmação do diagnóstico, que é feita através do exame mielograma e pela imunofenotipagem das células leucêmicas. São esses os dois exames que mostram qual é o tipo de Leucemia que o paciente possui.
Tratamento de Leucemia Como geralmente não se conhece a causa da leucemia, o tratamento tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais. Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea. O tipo de leucemia mais frequente na criança é a leucemia linfoide aguda e a leucemia mielóide é mais comum nos adultos
Estimativas de novos casos: 11.370, sendo 5.050 homens e 4.320 mulheres
Número de mortes: 6.187,