LEUCEMIA LINF IDE CR NICA
Conceito- Caracterizada pelo aumento de células maduras, porém anormais,por proliferação incontrolável de linfócitos pequenos. A Leucemia linfoide crônica (LLC) é uma doença linfoproliferativa, que atinge células linfoides, os linfócitos B; (GOLDMAN; AUSIELLO, 2009) (YAMAMOT; FIGUEIREDO, 2005). De etiologia desconhecida, desenvolve-se devagar, acomete mais pessoas idosas, entre de 60 anos e 70 anos, raramente se manifesta em pessoas com idade inferior a 30 anos. As células acumulam-se na medula óssea, nos linfonodos, no fígado, no baço ocasionalmente em outros órgãos. (GOLDMAN; AUSIELLO, 2009)
A hereditariedade e agrupamento familiar é mais comum do que em outras leucemias, os parentes de primeiro grau apresentam um risco de duas a quatro vezes maior de desenvolver a patologia e apesar de não estar associada a fatores ambientais observa-se relatos que a da patologias acometer mais pessoas que trabalham com derivados de petróleo, borracha, solventes e os tabagista. (YAMAMOT; FIGUEIREDO, 2005) (GOLDMAN; AUSIELLO, 2009)
Sinais e sintomas:
Geralmente ocorrem porque as células da leucemia substituem as células normais produzidas pela medula óssea por isso a pessoa não produz glóbulos vermelhos o suficiente prejudicando o funcionamento adequado dos glóbulos brancos e das plaquetas:
Anemia – A falta de glóbulos vermelhos pode causar cansaço, fraqueza e falta de ar.
Leucopenia - A falta de glóbulos brancos normais aumenta o risco de infecções.
Trombocitopenia - A falta de plaquetas pode levar a sangramento nas gengivas, hemorragias nasais frequentes ou graves e sangramento. Em algumas pessoas as células do sistema imunológico produzem anticorpos que atacam as células sanguíneas normais, o que podem provocar um aumento dos nódulos linfáticos, do baço, ou do fígado, causado pela invasão das células doentes nesses órgãos.
Sintomas de Leucemia linfóide crônica
Os sintomas, geralmente,