Letrólogo

727 palavras 3 páginas
Tendência liberal renovada não-diretiva
Papel da escola - Na formação de atitudes, está mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo. Rogers con­sidera que o ensino é uma atividade excessivamente valorizada; para ele os procedimentos didáticos, a competência na matéria, as aulas, livros, tudo tem muito pouca importância ao propósito de favorecer à pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal.
Conteúdos - Os processos de ensino visam mais facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis.
Métodos - Os métodos usuais são dispensados, prevalecendo quase que exclusivamente o esforço do professor em desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos. Rogers explicita algumas das características do professor "facilitador": aceitação da pessoa do aluno, capacidade de ser confiável, receptivo e ter plena convicção na capacidade de autodesenvolvimento do estudante.
Professor x Aluno - Propõe uma educação centrada no aluno, visando formar sua personalidade através da vivência de experiências que permitam desenvolver características ligadas à sua natureza. O professor é um especialista em relações humanas, garantindo o clima de relacionamento pessoal e original. Toda intervenção é ameaçadora, impedindo o processo da aprendizagem. Aprendizagem - A motivação resulta do desejo de adequação pessoal na busca da auto realização. A motivação aumenta, quando o sujeito desenvolve o sentimento de que é capaz de agir em termos de atingir suas metas pessoais
Manifestações- Entre nós, o inspirador da peda­gogia não-diretiva é C. Rogers, na verdade mais psicólogo clínico que edu­cador. Suas ideias influenciam um número expressivo de educadores e pro­fessores, principalmente orientadores educacionais e psicólogos escolares que se dedicam ao aconselhamento.

Relacionados