Letras
O PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA E AS MANIFESTAÇÕES AFRICANAS tem como finalidade principal a tentativa de despertar o educando e a sociedade para um fato do cotidiano que é discriminação racial e que sempre é ignorado com se não existisse.
Envolver as crianças nesse tema requer um aspecto motivador, o qual está relacionado com os nossos antepassados, os negros, e a importância que eles tiveram desde a época que vieram da África pro Brasil até os dias de hoje. Vamos falar sobre Pluralidade cultural, preconceito, a religião, a cultura etc.
Portanto esperamos que todos ao final do projeto tenham essa consciência: que ser diferente é bom e viva a diversidade!
PÚBLICO ALVO: Crianças que estão nos dois últimos anos do ensino fundamental (4º e 5º ano).
JUSTIFICATIVA
No início do seu primeiro mandato o Presidente Luís Inácio Lula da Silva aprovou a inclusão do dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e tornou obrigatório o ensino da História Africana nas escolas públicas e particulares.
O dia da consciência negra em 20/11 já é celebrado por escolas do ensino fundamental II em Tucuruí, que fazem corretamente, pois o dia 20 de novembro marcado pelo assassinato de Zumbi dos Palmares, é muito mais do que uma oposição ao dia 12 de maio (abolição), os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o nosso país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Reforçar esse movimento através de uma ação maior em conjunto, mostrará a nossa sociedade nossa oposição em atitudes de racismo pela opressão de cor e de crueldade. Tendo em vista também a Copa de 2010 na África do Sul como um excelente momento para sistematiza conhecimento sobre nossos descendentes e sua cultura.
Conscientizando alunos e todas as pessoas da responsabilidade que todos nós brasileiros temos em respeitar as manifestações desse povo que tanto influenciaram na nossa cultura.
Esse evento com um tema de tão grande importância no que diz respeito à