letras
Trama: Aparece como um conjunto de motivos em sucessão que surgem dentro da obra. Encontrado em Romance, Novela e Poema Épico. Esta é dotada de cronologia.
Fábula: Cnjunto de ocorrências ligados entre si que não se comunicam no decorrer da obra. A fábula representa a passagem de uma situação à outra. O material desta constrói a trama ao passar por diversas etapas.
Intriga: Reduz-se às variações dos motivos principais introduzidos pelo nó (que viola a imobilidade da situação inicial e provoca a ação), chamadas também de peripécias. O desenvolvimento da intriga conduz ao desaparecimento ou a criação de novos conflitos.
2 - Explique, com exemplos a diferença entre o tempo da fábula e o tempo da narração: Tempo da Fábula: é aquele em que os acontecimentos expostos estão supostamente desenrolando-se.
Nos é dado de 3 maneiras:
- Pela data da ação dramática de uma maneira absoluta (quando situamos os acontecimentos no tempo. Ex.: As duas horas após o almoço de 8 de Janeiro de 1877 ou no inverno.) ou relativa (pela indicação da simultaneidade dos acontecimentos ou de sua conexão temporal. Ex.; Dois anos mais tarde.) - Pela indicação do lapsos de tempo ocupados pelos acontecimentos (“A conversação durou uma meia hora” - ou indiretamente – “Eles chegaram ao seu destino no quinto dia”.)
– Criação temporal do autor sendo descrita de maneira livre, porém intercalada com discursos e prolongado em lapsos de tempo bastante curtos. "Os fatos desenrolavam-se sem que tivéssemos influência sobre eles. As questões que nos cabem, como tantas outras na vida, simplesmente escoam por nossos dedos." Tempo da Narração: equivale ao tempo em que se enuncia a narrativa. Pode ser concomitante ao tempo da narrativa, ou se projetar do passado para o futuro e vice-versa; pode se marcar simplesmente pelo tempo verbal empregado no relato ou mesmo por discursos