letras portugues
Turma: D
Pólo: Universitário prof.: Carlota Santana Prado
Tutora: Anna Clara Viana
Disciplina: Fonologia da Língua Portuguesa
Avaliação quinzenal - Tarefa do Tópico 2
I. Parte 1
Quais são os alofones do fonema /y/ segundo Eunice Pontes? Como eles estão distribuídos? Informe se os alofones estão em variação livre ou distribuição complementar e diga o ambiente de ocorrência de cada um deles.
Na descrição do fonema /y/, a semivogal anterior não-arredondada oral [y] está em distribuição com a semivogal não-arredondada nasalizada [ỹ]: a semivogal oral só ocorre antecedida de vogal oral, a nasal só antecedida de vogal nasal. A semivogal anterior não-arredondada nasalizada varia livremente com a nasal álveo-palatal [ñ] em posição intervocálica.
No entanto pode considerar [ỹ] e [ñ] estão em variação livre, e que ambos, por sua vez, estão em distribuição complementar com [y], reunimos todos num só fonema /y /. O fato de /ñ/ ser o alofone de ocorrência mais restrita contra-indica sua adoção como norma do fonema. Na DISTRIBUIÇÃO DOS ALOFONES DE /y/ a casos em que ocorre com a presença da semivogal, ora sim ora não, por exemplo:
/'tẽyu/ [tẽỹυ] ['tẽυ] tenho
/'tĩya/ ['čĩỹ] ['čĩ] tinha
/'liya/ ['liy] ['li] lia
/pa'seyi/ [p'seyı] [p'seı] passeie
/'tuwa/ ['tuw] ['tu] tua
/'vowa/ ['vow] ['vo] voa
Antecedida de vogal do mesmo ponto de articulação (anterior fechada diante de /y/, posterior fechada diante de /w/ e seguida de vogal, a semivogal ocorre na fala mais pausada, mas na fala rápida desaparece.
Diante de pausa, não há oposição entre ocorrência e ausência de semivogal, quando precedida de vogal do mesmo ponto de articulação:
/'tey/ ['tẽy] tem
/'vĩy/ ['vĩy] vim
/'bõw/ ['bõw] bom /'hũw/ ['hũw] rum
II. Parte 2
Leia com atenção o que Camara Jr. diz no livro Estrutura da língua portuguesa (disponível na biblioteca do pólo) sobre as vogais denominadas “nasais” às páginas 46-47 e 58-61 e explique,