Letras de Câmbio
CURSO: BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
DIREITO APLICADO À EMPRESA:
TÍTULOS DE CRÉDITO – LETRA DE CÂMBIO
ORIENTADORA: ANDRESSA CORREA
ALUNOS:
AMANDA BRASIL LOCH
JOICE FERNANDA SIMCH MONTI
LUCIANO DE MORAIS JACOBY
PORTO ALEGRE-RIO GRANDE DO SUL-BRASIL.
JUNHO / 2014
TÍTULOS DE CRÉDITO: LETRA DE CÂMBIO
Amanda Brasil Loch
Joice Fernanda Monti
Luciano de Morais Jacoby
Graduandos em Administração.
Resumo
Neste trabalho de pesquisa será abordado o tema “Letra de Câmbio”, onde serão apresentados conceito, legislação aplicável, regulamentação para circulação sobre vias e cópias da letra de câmbio, aceite, pagamento, endosso e aval.
Palavras Chave: Títulos de crédito- Letra de câmbio.
LETRA DE CÂMBIO
Introdução
O presente artigo tem caráter informativo, a cerca do item, Letra de Câmbio apresentando suas características e especificações, sendo requisito para aprovação na cadeira de Direito Aplicado à Empresa, cujo será apresentado em seminário realizado em sala aula, juntamente com demais temas que compõem os Títulos de Crédito, tendo em anexo um caso concreto na qual serão debatidas e levantadas considerações durante o seminário.
Histórico
A Letra de Câmbio originou-se em meados do século XVI, quando os mercadores daquela época necessitavam transportar bens ou valores significativos. Por não haver segurança neste transporte, seus riscos eram altos. Assim, para melhorar a segurança e minimizar os riscos, gerou-se uma operação em que o mercador depositava uma determinada quantia em dinheiro em um banco, sendo expedida uma ordem para um correspondente em outra cidade para pagamento desta quantia; ou seja, um banqueiro em uma cidade emitia uma carta ordenando o pagamento de uma certa quantia para outro banqueiro.
Conceito
Atualmente, nota-se que é uma ordem dada por escrito a uma pessoa, para que pague a um beneficiário indicado, ou à ordem deste, uma determinada importância em dinheiro.
A