Letramento
Ano Cultural 2010 cujo homenageado é o paraibano Zé Ramalho, cantor e compositor que vive atualmente um dos melhores momentos da sua vida artística.
Pessoa mística que traz nas letras de suas composições sentidos enigmáticos e misteriosos que envolvem a todos que as escutam.
As turmas do 6º e 9º anos da Escola Municipal Damásio Barbosa da Franca, durante estas duas primeiras semanas do mês de julho, têm tido a oportunidade de conhecer tanto a vida do cantor, quanto assistir a shows e ouvir várias músicas de sua autoria. Também assistiram ao filme “Zé Ramalho – o herdeiro de Avôhai”.
Dentre as músicas, foram escolhidas “Cidadão” e “Admirável gado novo” para serem trabalhadas com os 6º anos. Já o 9º ano, além dessas músicas, foi analisada “Garoto de aluguel” e apenas ouvidas “Chão de giz” e “Frevo mulher”.
Em uma das turmas dos 6º anos – turma A – quando era analisada “Admirável gado novo” houve grande participação do grupo tanto no que se refere à compreensão do tema abordado quanto ao envolvimento em cantar a música e, inclusive, coreógrafa-la.
No que se refere à vida pessoal e artística do cantor, os alunos organizaram sua biografia a partir de pesquisa da internet.
Para complementar o trabalho sobre o artista, foram elaboradas atividades escritas conforme a seguir, além de peças teatrais a partir de letras de músicas, paródias, trabalhos de artes (fantoches) e a produção de um documentário:
1. Biografia:
Nascido em 3 de outubro de 1949, José Ramalho Neto é natural de Brejo da Cruz (PB). Aos 2 anos, ficou órfão de pai, o seresteiro Antônio de Pádua Pordeus Ramalho, que morreu afogado num açude do sertão. Com isso, sua mãe, a professora primária Estelita Torres Ramalho, entregou-o para ser criado pelos avós paternos, José e Soledade Alves Ramalho.
Veio morar em João Pessoa em meados dos anos 60, estudando no Colégio Pio X e no Lins de Vasconcelos. Iniciou o curso de Medicina que abandou para ir em busca do sonho de