letramento
Após uma longa jornada de estudos, finalizamos mais uma etapa de nossas vidas. Foi uma época na qual pudemos dividir alegrias e tristezas e aprendemos a respeitar as amizades e os valores importantes para a vida.
Tudo isso agradecemos: aos colegas, por nos ajudar a superar todos os obstáculos, aos educadores, por terem nos transmitido todo seu conhecimento, aos nossos familiares, que nos incentivaram durante todos estes anos dando apoio e mostrando confiança na nossa capacidade, e especialmente a Deus que nos abençôo e nos abençoa em todos os nossos planos a fim de alcançarmos nossos objetivos.
Introdução
Somos professoras alfabetizadoras já há vários anos, e a implicação sobre o que estamos vendo no final do Ciclo de Alfabetização: alunos que não lêem corretamente, e alunos que lêem corretamente mas não interpretam o que leram; nos levou à esta pesquisa sobre o tema.
Este tema letramento e alfabetização nos apresenta uma discussão em torno do que pensam os teóricos e alfabetizadores.
Neste trabalho temos uma visibilidade maior sobre o que os educadores desenvolvem em sala de aula, tomando como foco de discussão os procedimentos de ensino por meio dos quais intervém no processo de aprendizagem dos alunos.
Nesta proposta os autores e pensadores procuram analisar e articular concepções e práticas escolares de alfabetização e letramento. Construindo um conjunto amplo de decisões vinculadas aos métodos, à organização dos tempos escolares e de um ambiente de letramento. Abordando também a definição de capacidades a serem atingidas, a escolha de materiais e de procedimentos de ensino, as formas de avaliar, e o uso do contexto para dar mais ênfase a organização do ensino.
Portanto, é preciso deixar claro que a aprendizagem do sistema de alfabetização e letramento é apenas uma das facetas do processo de aprendizagem.
Para responder as questões, procuramos entender o significado do termo alfabetização e letramento, bem como a